HISTORICO
SOBRE O PAM
SOBRE O PAM
HISTÓRICO
HISTÓRICO
O PAM - Plano de Auxílio Mútuo do Alto Tietê foi fundado em 23 de setembro de 1993 e a primeira reunião ocorreu em 21 de outubro de 1993.
O grupo trabalha com o objetivo de estabelecer diretrizes básicas para a coordenação, bem como conjugar esforços das indústrias, bombeiros, comissão de defesa civil e órgãos oficiais no planejamento e desenvolvimento do PAM, visando suplementar recursos e materiais necessários, a fim de assegurar maior eficiência no atendimento de situações emergênciais, como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas ou qualquer outro evento que possa acarretar danos às pessoas, patrimônios e ao meio ambiente.
Após estes anos em operação, os resultados não poderiam ser mais positivos. Essa rede está plenamente estabelecida, formada atualmente por Empresas e Entidades, que atendem critérios rigorosos para fazer parte do grupo e cumprem um amplo calendário de atividades durante o ano.
Todas as ações do grupo tem como base o Estatuto vigente, periodicamente revisado, aprovado por todos em suas assembleias.
NÚMEROS
-
Fundação:23 Set. 1993
-
Primeira Reunião:21 Out. 1993
-
Empresas:18 Participantes
-
Entidades10 Participantes
-
Endereço:Rua Cel. Santos Cardoso 537 - Jd. Santista - Mogi das Cruzes, SP

Gerenciamento e Operação de Equipamentos de Emergencia
Ações Promovidas
- Treinamentos periódicos de assuntos da área de emergência (Instruções Técnicas do CBSP, SICOE – Sistema de Comando de Emergência, APH, Resgate em Altura, BREC – Busca e Resgate em Estrutura Colapsada); Fogo em Mato, Proteção Respiratória, Defesa Civil, etc), realizados no 17ºBCBSP – Mogi das Cruzes ou nas empresas ou entidades participantes do PAM.
- Reunião mensal realizada nas empresas ou entidades do PAM, discussão de assuntos da administração do PAM e intercâmbio para troca de informações técnicas.
- Visitas técnicas às entidades ou empresas relacionadas a emergência.
- Participação em Simulados de Emergência realizados nas empresas integrantes do PAM.
- Acionamento de solicitação de socorro ao grupo através do sistema de rádio, inclusive do Corpo de Bombeiros do Estado e SAMU.
- Cada empresa enviará dois técnicos de emergência e o kit de equipamentos para auxílio no atendimento de emergência, quando acionados.
- Visitas técnicas nas empresas e entidades participantes do PAM para troca de informações técnicas e reconhecimento físico do local para atuação em emergência.
- Auxílio técnico dos melhores profissionais de emergência e segurança do trabalho da região do Alto Tietê.
Atuação
A sinergia entre as empresas e as entidades participantes é sinalizada como o benefício mais relevante da atuação do PAM para com as empresas e entidades que contam com um sistema de segurança já estruturado “dentro de casa”, o que significa possuir equipes intensamente treinadas e recursos técnicos à disposição.
Mas a grande vantagem está na soma de experiências e apoio para potencializar os recursos individuais de cada empresa ou entidade.
O grupo promove reuniões mensais, que objetivam a integração dos particpantes, levantamento e resolução de pendências, sugestões de treinamentos e simulados, troca de informações referente a normas e procedimentos, metodologia de prevenção e controle de emergências.
Para o atendimento com excelência a quaisquer tipo de acidentes, sinistros, emergências e outros, mensalmente os brigadistas, técnicos de segurança e multiplicadores de informações, participam de treinamentos dos mais variados temas, dentre eles:
- APH – Atendimento Pré Hospitalar
- Resgate em Altura
- Espaço Confinado – NR 33
- Técnicas de Salvamento em Situações de Enchentes
- SICOE – Sistema Integrado de Comando em Operações de Emergência
- Operação Mata Fogo
Estes ou outros temas que sejam propostos e necessários para o desenvolvimento do grupo. Com as informações adquiridas nos treinamentos os profissionais ficam capacitados e habilitados para atuarem em situações reais.